Publicidade
Jornalismo

Aumento de casos de covid-19 no país causa escassez de testes

Ministério da Saúde anunciou 13 milhões de testes aos estados até próximo sábado

Imagem da noticia Aumento de casos de covid-19 no país causa escassez de testes
teste covid
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou que 13 milhões de testes para covid-19 serão distribuídos, aos estados, até sábado (15.jan). Com a alta procura por exames, unidades de saúde públicas e privadas já registram o desabastecimento dos estoques. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

 A fila de pelo menos quatro horas era de perder de vista em São Gonçalo -- região metropolitana do Rio de Janeiro. Uma mulher passou mal e precisou ser socorrida, na espera do posto de saúde.  

Em Manaus, no Amazonas, a prefeitura abriu um centro para testagem rápida. Houve aglomeração. Só nesta 5.ª feira (13.jan.) foram mais de 4 mil exames. Já em Goiânia, a fila quilométrica de carros era para um drive-thru de testes. 

No Distrito Federal, em Brasília, só podem ser testados pacientes que apresentam sintomas ou aqueles tiveram contato com pessoas infectadas. Para isso, é preciso enfrentar uma longa espera. 

Não é diferente para quem decide pagar pelo exame, no site de uma das maiores redes de farmácias do país, o aviso é que a coleta está suspensa até que o estoque seja reabastecido. 

Só na primeira semana de janeiro, o número de resultados positivos para covid-19 em farmácias superou o registrado durante todo o mês de dezembro. Foram mais de 145 mil confirmações, segundo os dados de um levantamento da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de farmácias e Drogarias).  

A associação que representa laboratórios e clínicas de diagnóstico - Abramed - diz que a reposição de insumos para os exames está ameaçada. 

"A recomendação que nós fazemos para as pessoas com sintomas leves ou apenas tiveram contatos com pessoas infectadas é que elas façam o isolamento sem a necessidade, então, de se submeter aos exames laboratoriais", afirma Wilson Shcolnik, presidente do conselho de administração da Abramed.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade