Publicidade
Brasil

RS: temperatura deve continuar subindo e bater recordes históricos

Mais de 200 municípios gaúchos estão em estado de emergência devido à estiagem

Imagem da noticia RS: temperatura deve continuar subindo e bater recordes históricos
Termômetro marca 44ºC no Rio Grande do Sul (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Os gaúchos enfrentaram mais um dia escaldante nesta 4ª feira (12.jan). A previsão é de que esta semana a temperatura continue subindo e bata recordes históricos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A cada dia, a temperatura sobe um pouco mais. Em Uruguaiana, no oeste do estado, fez 41,1ºC,  a maior marca dos últimos dez anos no município. O calor foi intenso também em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. 

Em Porto Alegre, a combinação do calor e da falta de chuva já atinge o lago Guaíba, que abastece a cidade. Por causa da seca, surgiram faixas de areia que antes não existiam, em vários trechos da orla.

No cais do porto, o nível da água está em 24 cm, a metade do normal para janeiro. Uma das unidades de tratamento está captando 30% menos.

"A gente reduz um pouco o tratamento, em alguns momentos experimenta o desabastecimento para a população", afirma Alexandre Garcia, diretor de Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre.

Mais de 200 municípios gaúchos estão em situação de emergência. Na serra, o cultivo de frutas é o mais atingido pela estiagem. Caxias do Sul estima perdas acima de R$ 130 milhões. Nos parreirais, os cachos de uva mal se desenvolvem.

Na propriedade de Leandro Pagliosa, metade da safra já foi perdida. "Em torno de uns 50, 60 milímetros teria que chover para nós não perdermos mais. Estamos torcendo para São Pedro abrir as torneiras para nós", diz o produtor rural.

A onda de calor atinge também a Argentina. Na 3ª feira (11.jan), Buenos Aires enfrentou apagões de energia elétrica após registrar a segunda maior temperatura da história da cidade: 41ºC. A situação deve piorar até 6ª feira (14.jan). O governo argentino declarou emergência por altíssimo risco de incêndios.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade