Enem 2021: 67% dos inscritos faltam em reaplicação de prova
Exame segue, no próximo domingo (16.jan), com provas de Ciências da Natureza e Matemática
Dos 340.659 inscritos, apenas 33% (112.931) compareceram, no domingo (9.jan), ao primeiro dia de reaplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O maior nível de abstenção foi registrado em Minas Gerais (76,4%), Estado fortemente atingido por chuvas nos últimos meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Dos faltosos, 72,7% estão entre aqueles que obtiveram, em nova oportunidade, o direito à isenção de taxa de inscrição em setembro. Além disso, apenas 35% (2.206) dos 6.286 participantes que tiveram o pedido aceito para a reaplicação fizeram as provas.
A maior taxa de comparecimento foi registrada entre pessoas privadas de liberdade ou submetidas a medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Enem PPL). Nesse caso, 34.190 candidatos realizaram o exame, equivalente a 63% dos 54.227 inscritos.
+ Contribuição das mulheres nas ciências da saúde é tema de redação do Enem
Nesta primeira etapa, os estudantes realizaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação. A reaplicação do exame segue no próximo domingo (16.jan), quando os participantes deverão responder questões sobre Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, são 4.618 locais de prova.
O Enem é uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).