Chuvas em Minas: 138 cidades estão em situação de emergência
Mais de 17 mil pessoas foram afetadas e 13 mil permanecem desalojadas
Em balanço divulgado na tarde de domingo (9.jan), a Defesa Civil de Minas Gerais contabilizou 138 cidades em situação de emergência devido aos incidentes causados pelas chuvas no Estado. O número de pessoas afetadas por enchentes e deslizamentos ultrapassa os 17 mil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Betim, Sabará, Brumadinho e Nova Lima, o cenário é de destruição. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de cada município se desdobram para atender os chamados e realizar o resgate das vítimas. Ao menos três pessoas morreram.
O período chuvoso também deixou 3.374 pessoas desabrigadas e 13.723 desalojadas. Em Pará de Minas, no sudoeste do Estado, a prefeitura emitiu um "alerta máximo" para que os moradores de áreas abaixo da Usina do Carioca deixassem suas casas. O motivo, segundo comunicado, é o alto risco de rompimento da barragem da usina.
+ MG: polícia divulga nomes de 5 dos 10 mortos no acidente em Capitólio
A rodovia BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, também permanece interditada depois que uma barragem da região transbordou na tarde de sábado (8.jan). A limpeza da pista está sendo realizada por equipes da mineradora Vallourec e o percurso deve ser liberado após a segurança na estrutura da barragem for comprovada.