Santos é primeira cidade de SP a liberar faixa de areia para animais
Os cães, que já podiam frequentar praias do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, ganharam mais um opção para banho de mar
SBT Brasil
Os cães, que já podiam frequentar praias do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, ganharam mais um opção para banho de mar. Santos é a primeira cidade de São Paulo a liberar uma faixa de areia para a circulação dos animais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Se o mar não está pra peixe, a areia agora está para os cães. Mas por enquanto, só em um trecho da orla do bairro José Menino e em dois horários: das 06h às 09h e das 16h às 19h30.
O caminho está liberado, mas com regras, que se não forem cumpridas, geram multas de R$ 800. O cão deve estar com guia e coleira, não pode circular fora do espaço permitido e os resíduos do animal devem recolhidos.
"É questão de educação e quem tem o bichinho sabe que tem que recolher. Eu acho que o ser humano consegue sim", afirma Karoline Castro, coordenadora da Codevida.
As restrições são mais rigorosas para cães de grande porte como pitbull e rottweiller, que além de coleira e guia curta de condução, vão ter que passear com enforcador e focinheira. Para fiscalizar, a prefeitura promete deixar a Guarda Civil Municipal a postos.
"Nós temos as universidades também ajudando nesse projeto piloto, para justamente verificar se houve alteração por conta dos cães estarem frequentando pra dar mais segurança à população e às pessoas que utlizam a praia.", afirma o vereador Adilson Júnior.
A nova lei atraiu um casal de turistas que veio de Belo Horizonte para passar férias na praia bem acompanhados. "Desde a hora que ele chegou, tá querendo entrar na água, brincar com os outros cachorros, é muito bom.", afirma Pedro Braga.
A primeira surfista brasileira a competir com cães no mar, sabe como a liberação é bem-vinda. Os animais Areia e Mamadi que já viviam na praia, vão fazer novas amizades de agora em diante. "Eles estão doidos pra ir pro mar, eles ficam chamando a gente o tempo todo pra voltar.", afirma kaylane de Souza