Uber Eats anuncia suspensão de delivery de restaurantes
Empresa irá se concentrar na entrega de itens de supermercado e serviços especializados
SBT Brasil
Depois de cinco anos de atividades, o Uber Eats anunciou que a plataforma vai suspender o delivery de restaurantes no Brasil, a partir de 7 de março, para focar na entrega de ítens de supermercado e lojas especializadas, como conveniência, petshops e floriculturas. A decisão preocupa quem trabalha fazendo entregas e também empresários do setor.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A notícia pegou o entregador Daniel Motta de surpresa. Ele afirma que não pensou a respeito do que fará sem o emprego, mas que talvez tenha que voltar a trabalhar como porteiro.
Segundo o sindicato dos motociclistas profissionais do Rio Grande do Sul, o impacto só não será maior porque a maioria dos entregadores trabalha para mais aplicativos. "Uma pequena parcela de trabalhadores colocam comida em sua geladeira somente trabalhando na Uber Eats", afirma o delegado sindical Fernando Fontoura.
A notícia do encerramento de parte das atividades do Uber Eats chegou ao mercado na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que protege entregadores durante a pandemia. O texto prevê auxílio financeiro por questões de saúde e mais:
-As plataformas terão que contratar seguro contra acidentes. O benefício será válido para o período entre retirada e entrega de produtos e deve cobrir acidentes pessoais, invalidez e morte.
-A indenização será paga pela empresa para a qual o entregador estava trabalhando no momento.
- A lei também prevê assistência financeira por 15 dias em caso de contaminação por covid-19. O valor corresponde a média dos três últimos pagamentos mensais.