Publicidade
Brasil

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros lançam app para agilizar atendimento

Na plataforma da PM de São Paulo é possível denunciar violência doméstica, barulho, entre outras

Imagem da noticia Polícia Militar e Corpo de Bombeiros lançam app para agilizar atendimento
APP (Reprodução SBT News)
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de São Paulo lançaram dois aplicativos para atendimento de ocorrências no estado. As plataformas podem agilizar a chegada de viaturas em situações de emergência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pelo menos 60 mil ligações são atendidas por dia no telefone 190 em São Paulo. Agora, com o novo aplicativo da Polícia Militar, será possível fazer seis tipos de denúncia sem ter que ligar para a central. Na plataforma o usuário pode comunicar crimes de violência doméstica, queixas sobre barulho e ocorrências relacionadas a pandemia.

"Em breve a gente deve também já liberar outras ocorrências e a possibilidade até de envio de fotos, áudio e vídeo para determinadas ocorrências", afirma o coronel Tardivo. 

As denúncias recebidas, por telefone, são registradas e depois seguem para outro setor que envia uma equipe até o local. A diferença é que, com os aplicativos, as ocorrências vão ser enviadas diretamente. O que pode reduzir o tempo de chegada de uma viatura até o destino.

O outro aplicativo, do Corpo de Bombeiros, já está funcionando com as ocorrências mais comuns, como incêndios, acidentes de trânsito e parada cardiorrespiratória. "Uma das vantagens em relação ao acionamento via telefone 193 é que permite a localização por meio GPSc do celular. E isso facilita em diversas ocorrências. Por exemplo, em locais de mata. Onde não tem um local, um endereço, uma rua", afirma o major Malheiros.

Os dois aplicativos exigem o cadastro do usuário, mas permitem denúncias anônimas. Com a nova ferramenta, a polícia também espera diminuir o número de trotes. "Espera-se que como o aplicativo é cadastrado, que a pessoa não gere a falsa comunicação de crime que, inclusive é um crime tipificado do cogido penal, fazer uma comunicação falsa de crime, que gere aí o despacho de uma viatura.", afirma o coronel Cangerana.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade