São Paulo: óbitos no trânsito são 6,7% maiores entre Natal e Ano Novo
Detran SP fará ações com blitz na capital paulista no período de festas
Entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, o total de óbitos nas vias e rodovias do estado de São Paulo é 6,7% maior, se comparado a outros dias. A análise abrangeu os anos de 2015 a 2020. Nos dias entre Natal e Ano Novo, a média de óbitos foi de 16 por dia, enquanto que nas demais datas a média foi de 15. É o que mostra levantamento do Infosiga, sistema do governo estadual gerenciado pelo Detran SP.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O departamento, em parceria com a Polícia Militar, coordenará duas ações especiais no período de festas na capital paulista, nos dias 22 e 29 de dezembro. A iniciativa faz parte da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) de fiscalização da Lei Seca. Agentes de trânsito estarão em locais de maior movimento, como bares e restaurantes no turno da noite.
Ainda de acordo com o levantamento, dos 892 óbitos de motoristas registrados no estado, entre janeiro de 2019 e julho de 2021, com suspeita de embriaguez ao volante, 378 (42,3%) aconteceram aos finais de semana à noite. Jovens entre 18 e 24 anos representam 18% das vítimas fatais.
De setembro a novembro deste ano, 842 pessoas foram multadas no Estado por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Outras 145 apresentaram até 0,33% miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ou seja, as duas infrações representam 96% do total de 1.029 multas aplicadas durante a ODSI.
O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação dos motoristas. Quem for flagrado no teste do bafômetro, ou se recursar a fazer o teste, recebe multa de R$ 2.934,70 e responde a processo de suspensão da CNH. Se apresentar mais de 0,34 miligramas de álcool por litro expelido no sangue, o motorista deve responder na Justiça por crime de trânsito.