Publicidade
Brasil

Verão terá chuvas acima da média do Norte ao Sudeste do país

Estação mais quente do ano começou nesta 3ª feira e herda da primavera o fenômeno La Niña

Imagem da noticia Verão terá chuvas acima da média do Norte ao Sudeste do país
Vista aérea na cidade de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A estação mais quente do ano chegou às 12h59 desta 3ª feira (21. dez). E o fenômeno La Niña vai deixar o verão chuvoso no Nordeste e Sudeste e mais quente no Sul do país. Sol a pino e calor de derreter.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Nesta época, Porto Alegre ganha um apelido especial. "Pra mim podia ser 365 dias do ano calor. Mesmo quando é forno alegre", afirma a autônoma, Rita Ribas.  

 A nova estação herda da primavera o fenômeno La Niña, que é o resfriamento intenso do oceano pacífico equatorial. Águas geladas, mais estiagem no Sul do Brasil.  

Segundo maior produtor do milho no estado, o município de Júlio de Castilhos soma R$ 15 milhões em prejuízos no campo e decretou situação de emergência. Esta propriedade só não teve perda na lavoura porque investiu em irrigação. 

"Se a gente tem estiagem em dezembro, a maior perda é no milho. Se é em janeiro, milho e soja. Se é em fevereiro, soja", diz o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER, Alencar Rugeri.  

Se no Sul, o tempo seco não é bem-vindo no campo, para o restante do Brasil, há uma boa notícia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, vai chover acima da média da região Norte ao Sudeste, o que pode contribuir para a recuperação parcial dos reservatórios das hidrelétricas. Por outro lado, as tradicionais tempestades de verão estão confirmadas no Sudeste. 

Na primavera, choveu menos 10% que o previsto na capital paulista. E a temperatura teve quase um grau a menos que no ano passado, com mínima de 16 ° em média. No Rio Grande do Sul, houve até registro de geada em pleno novembro. Mas neste verão, as máximas vão bater os 40° principalmente na fronteira com a Argentina. E o centro-oeste e sudeste também não escapam de temperaturas acima da média. 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade