Aumento de casos de influenza faz procura por imunizante disparar
Estado tem escassez de vacina contra gripe
SBT Brasil
Com os casos de H3N2 -- subtipo do vírus da gripe -- se espalhando por várias cidades brasileiras, cresceu a procura por vacina, que foi aplicada entre abril e agosto. Pelo menos oito capitais já registram disparada de casos de gripe, o que tem feito aumentar a procura por vacinas contra o vírus influenza.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em São Paulo, encontrar o imunizante nas unidades de saúde se tornou uma tarefa difícil. Na fila do posto, Crislaine descobriu que veio à toa, não tem vacina contra a gripe. "Eu não consegui tomar antes, no final, a rotina da gente, trabalho, acabou passando", afirma.
Segundo a Prefeitura, não há previsão do Ministério da Saúde de repor os estoques, então agora só nas clínicas privadas, onde o preço do imunizante varia de R$ 50 a R$ 130.
No Rio de Janeiro, cinco pessoas morreram este ano. Em 2020, foi apenas uma. Lá, já são mais de 20 mil infectados por esse subgrupo do vírus. Em salvador, entre o final de novembro e início de dezembro, foram registrados 144 casos de H3N2.
A prefeitura anunciou a reabertura de 90 postos para vacinar toda a população, mas com isso, nesta 6ª feira (17 dez), suspendeu a campanha contra a covid, a fim de concentrar os esforços na gripe.