ABL faz a últma eleição para escolha de imortal no ano
Dez candidatos concorrem à sucessão da cadeira número 2, que foi ocupada por Tarcísio Padilha
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elege nesta 5ªfeira (16.dez) em sessão hibrida no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, o novo ocupante da cadeira 2 de seu quadro de membro efetivos. O lugar está vago desde 9 de setembro, quando morreu aos 93 anos o filósofo, professor e magistrado Tarcísio Padilha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dez candidatos concorrem à sucessão, entre elas duas mulheres. Quem alcançar a maioria absoluta de votos será o novo membro da tradicional instituição.
Sergio Bermudes, Gabriel Chalita, Eduardo Giannetti da Fonseca, Samia Macedo, Antônio Helio da Silva, José Humberto da Silva Henriques, Eloi Angelos Guio D´Aracosia, Jeff thomas, José William Vavruk, Joana Rodrigues e Alexandre Figueiredo são os candidatos a cadeira da ABL.
Após a escolha do novo membro, o novo presidente da instituição, o jornalista Merval Pereira, fará o ritual da queima dos votos.
Antes de Tarcísio Padilha, o fundador coelho Neto, João Neves da Fontoura, João Guimarães Rosa e Mário Palmério também ocuparam a cadeira 2 da ABL.
Última eleição do ano
Por causa da pandemia da covid-19, a academia realizou diversas eleições de imortais durante o ano. Quando a ABL voltou as sessões hibridas e virtuais os trâmites para a ocupação das cadeiras puderam ser retomados.
Imortais de 2021
No ano os imortais eleitos foram a atriz Fernanda Montenegro, para a cadeira 17, que foi do jurista Afonso Arinos de Mello Franco; o compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, para a cadeira 20, ocupada antes pelo jornalista Murilo Melo Filho; o cirurgião Paulo Niemeyer, para a cadeira 12, que foi do crítico literário Alfredo Bosi; o romancista e advogado José Paulo Cavalcanti para a cadeira 39, do ex-presidente da República, Marco Maciel