Depois de um ano em queda, turismo começa a dar sinais de recuperação
Perspectivas positivas se refletem nas vendas de pacotes para as festas de fim de ano
SBT Brasil
O turismo, um dos setores da economia mais atingidos durante a pandemia, começou a dar sinais de recuperação. Hotéis e agências de viagens já têm reservas para as festas de fim de ano e os destinos nacionais estão em alta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em 2020, o faturamento diminuiu quase 70% na comparação com o ano anterior. Já o embarque de passageiros em viagens aéreas e terrestres caiu pela metade (49,9%).
No entanto, para 2021, as perspectivas são mais positivas para o turismo e já se refletem nas vendas de pacotes para as festas de fim de ano. Além disso, como muitos países continuam com fronteiras fechadas para os brasileiros, a busca por destinos nacionais está em alta.
Entre os destinos mais procurados para as festas de fim de ano, estão Rio de Janeiro, Porto de Galinhas e Foz do Iguaçu, segundo uma das maiores plataformas de turismo na internet.
A expectativa da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) é de otimismo. "A gente acredita que principalmente no final do ano, juntando festas e férias, com uma população vacinada e imunizada com a segunda dose, a gente possa ter números para comemorar", afirma Marina Figueiredo, vice-presidente da Braztoa.
Ela ressalta a importância de manter alguns cuidados e medidas de higiene iniciados na pandemia. "Temos reforçado muito a questão do protocolo em viagens, exatamente para que não volte a ter momentos de maior restrição de movimentação e queda nos nossos números", pondera.
"A gente sabe que vai ter um longo caminho, mas principalmente agora com a vacinação ampliando, isso começa a dar uma certa segurança para as pessoas voltarem a viajar", acrescenta Marina.