Número de policiais militares expulsos cresce 200% em Pernambuco
As punições estão relacionadas a acusações de crimes como homicídios, associação criminosa, entre outros
A Corregedoria Geral da Secretaria De Defesa Social (SDS), concluiu que nos primeiros nove meses deste ano que 39 policiais militares de Pernambuco deveriam deixar a corporação por crimes comprovados em investigações. Se comparado com todo o ano de 2020, quando 19 militares foram expulsos, a diferença chega a 200% - e pode aumentar, pois ainda não foram divulgados os dados do último trimestre deste ano. Ao longo de 2019, oficialmente, foram 35 exclusões. O levantamento foi feito pelo Jornal do Commercio, de Recife, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As punições estão relacionadas a acusações de crimes como homicídios, associação criminosa, entre outros. O assunto volta à tona no momento em que uma abordagem policial, que resultou na morte de um adolescente de 17 anos, está sendo questionada pela família dele. O caso foi registrado em Sítio dos Pintos, Zona Norte do Recife, no último sábado (11.dez).
Segundo parentes do adolescente, Vitor Kauã Souza da Silva, o jovem estava na garupa a caminho de uma farmácia para comprar remédios para a mãe do amigo, que pilotava a moto. Numa abordagem, policiais teriam pedido que parassem, mas o motociclista não obedeceu, por não ter carteira de habilitação. Os policiais atiraram nos jovens. Vitor morreu pouco tempo depois de ser socorrido. O piloto não se feriu.
Em comunicado oficial, a Polícia Militar informou que soube, por meio de populares, que a dupla estava praticando assaltos no local de motocicleta. Ainda de acordo com o comunicado, "os policiais seguiram em diligências e visualizaram os suspeitos, que ao perceberem a presença do efetivo policial efetuaram disparos de arma de fogo contra os PMs, que revidaram a injusta agressão, atingindo um dos suspeitos."
A Corregedoria da SDS e a Polícia Civil informaram, nesse domingo (12 dez), que estão investigando as circunstâncias da morte do adolescente.