Artista instala "vaca magra" em frente à Bolsa de Valores de SP
Obra faz parte de uma intervenção de cunho social e já foi realizada em outras cidades do país
SBT News
A artista cearense Márcia Pinheiros instalou, na manhã desta 5ª feira (9.dez), a escultura de uma vaca magra amarela em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no centro da cidade de São Paulo. A obra, segundo a artista, faz parte de uma intervenção de cunho social para alertar sobre as consequências da seca no nordeste brasileiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ação, chamada de "vacas magras", já foi realizada em outras cidades, como em Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi instalada em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação do Ceará e no Palácio da Abolição. Pelas redes sociais, Márcia publicou a foto da obra e escreveu "é hoje. Chegando", se referindo a capital paulista.
A estátua da vaca magra foi instalada no mesmo local onde o Touro de Ouro havia sido colocado no mês passado ? alusão à obra de Charging Bull, conhecida como o Touro de Wall Street, que fica na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A obra, no entanto, foi retirada pela prefeitura pouco tempo depois da inauguração por conta de irregularidades notificadas pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, como falta de licença, por exemplo.
+ Após muita polêmica, estátua 'Touro de Ouro' da B3 foi removida em SP
Durante os poucos dias em que ficou em frente ao edifício da Bolsa de Valores, a estátua do touro gerou polêmicas e resultou em manifestações contra a fome e desigualdade social. A obra foi pichada e amanheceu com um cartaz de protesto escrito "fome", além de ser cenário de um churrasco em uma das madrugadas para moradores de rua, realizado por um movimento social.
Leia também:
+ Prefeitura de São Paulo decide remover "Touro de Ouro"
+ Estátua do 'Touro de Ouro' da B3 amanhece com cartaz 'fome'
+ B3 inaugura em SP "Touro de Ouro" semelhante ao de Wall Street