PF aponta navio grego como responsável por derramamento de óleo em praias do Nordeste
Mais de R$ 188 milhões foram gastos na limpeza de praias e oceano
Victoria Nogueira Rosa
A Polícia Federal anunciou, nesta 5ª feira (2.dez), que concluiu as investigações em torno da origem das manchas de óleo que atingiram o litoral do Nordeste brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020. Segundo os agentes, um navio petroleiro de bandeira grega teria sido o responsável pelo lançamento da substância.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As investigações, feitas em parceria com órgãos e instituições nacionais e internacionais, analisaram os seguintes pontos:
- As características da substância. Análises químicas buscaram determinar o material que chegou à costa brasileira, as características e se a procedência era nacional ou estrangeira;
- O local onde ocorreu o lançamento;
- Base de dados e informações que pudessem esclarecer os fatos, por meio de cooperação nacional e internacional, com apoio da Interpol.
A empresa e os responsáveis legais pela embarcação foram indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação. Ao todo, foram gastos mais de R$ 188 milhões na limpeza de praias e oceano.
Segundo nota divulgada pela PF, o inquérito policial relatado segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e para o Ministério Público Federal para análise e adoção das medidas cabíveis.