Detran de SP registra aumento de multas por infrações graves de embriaguez
Mais de 6 mil testes do bafômetro foram aplicados em 18 municípios paulistas durante o mês de outubro
SBT News
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo apontou, na 5ª feira (4.nov), para um aumento do número de multas por embriaguez ao volante durante o mês de outubro. Segundo os dados, das 68 autuações aplicadas, 21 delas foram consideradas crimes graves de trânsito, quando os motoristas apresentaram mais de 0,34 miligramas de álcool por litro expelido no sangue.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Para quem está ao volante, a combinação álcool e direção pode ser fatal, já que nossas habilidades motoras são controladas pelo cérebro e responsáveis pelos movimentos na direção como aceleração, frenagem, câmbio e direção", alertou Roberto Douglas, presidente da Associação dos Médicos do Detran do Estado de São Paulo (AMDESP) e da Associação de Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito do Brasil (AMPETRA).
No total, as blitzes aplicaram 6.092 testes do bafômetro em 18 municípios paulistas. Destes, 201 motoristas foram autuados por se recusarem a fazer o teste e serão multados, cada um, no valor de R$ 2.934,70 e responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação.
+ Incêndio destroi loja de materiais elétricos em Rio Preto
O mesmo acontecerá com os 47 condutores que apresentaram até 0,33% miligramas de álcool por litro de ar expelido, que responderão a processo administrativo. Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas.
Segundo levantamento realizado pelo Sistema de Informações Gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), dos 892 óbitos de motoristas registrados no Estado entre janeiro de 2019 e julho de 2021 com suspeita de embriaguez ao volante, 378 mortes (42,3%) aconteceram aos finais de semana no período noturno. Além disso, jovens entre 18 e 24 anos representam 18% das vítimas.