Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras
Atriz sucede o acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, falecido em março de 2020
SBT News
A atriz Fernanda Montenegro foi eleita, nesta 5ª feira (4.nov), para ocupar a Cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela sucede o acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, falecido em 15 de março de 2020. Candidata única, ela recebeu 32 votos na sessão realizada a portas fechadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro", disse o presidente da ABL, Marco Lucchesi.
A cadeira ocupada pela atriz tem como patrono o jornalista e diplomata Hipólito da Costa e já foi ocupada por nomes como Sílvio Romero (fundador), Osório Duque-Estrada, Roquette-Pinto, Álvaro Lins e Antonio Houaiss.
A eleição desta cadeira é a primeira de quatro outras previstas para novembro deste ano. Na próxima 5ª feira (11.nov), o assento 11 será disputado pelo poeta Salgado Maranhão e pelo cantor Gilberto Gil. As outras votações ocorrerão nos dias 18 e 25.
Nascida em 16 de outubro de 1929, Fernanda Montenegro é a primeira e única brasileira a ser indicada ao Oscar de melhor atriz, atuando como a protagonista Dora em Central do Brasil (1998), de Walter Salles. Aos 92 anos, Fernanda Montenegro será a nona mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.