Embraer vai testar rota de carro voador elétrico no Rio
Eve Air Mobility fará primeiros voos na rota que será usada em definitivo em 2026

SBT News
A divisão de mobilidade da fabricante de aviões brasileira Embraer, Eve Air Mobility, fará em 8 de novembro uma simulação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), que faz parte dos testes do projeto do carro voador elétrico - que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A rota planejada vai conectar a região da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido também por Galeão.
A Eve vai usar um helicóptero, depois, vai contar com apoio de parceiros estratégicos e entes governamentais para realizar a simulação.
Neste teste serão percebidos o ecossistema para uma futura operação do veículo voador que faz pouso e decolagem vertical (eVTOL).
Segundo a fabricante, o modelo terá baixo ruído e zero emissão de carbono.
Seis voos diários por R$ 99
Nesta fase de testes, serão realizados seis voos diários durante um mês. Toda a operação será acompanhada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Quem voar nesta aeronave vai pagar R$ 99 reais pela passagem.
Desde o começo do ano, a Embraer vem divulgando informações e imagens sobre os testes de seu carro voador.
A aeronave voou pela primeira vez a sede da empresa, na cidade de Gavião Peixoto, no interior paulista. Este veículo elétrico consegue pousar e decolar de forma vertical.
Além disso, a Eve segue testando os sistemas que interação entre veículo e piloto.
O eVTOL da Embraer tem 10 helices movidas por motores elétricos, cujo projeto poderá ter mais dois rotores, para aprimorar o seu desempenho em voos de cruzeiro.
O carro voador da Eve será lançado em 2026.