Índice de transmissão da covid-19 é considerado baixo no Rio de Janeiro
Pela primeira vez desde o início da pandemia, todas regiões da cidade apresentam risco reduzido
SBT Brasil
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o índice de transmissão do novo coronavírus é considerado baixo em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro. Hoje, de cada 100 testes realizados no município, somente quatro têm resultado positivo para covid-19. O número de internados pela doença também é o menor desde o início da pandemia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As estatísticas dos chamados eventos-teste também são animadoras. A prefeitura monitorou, por 14 dias, o público que compareceu a 21 eventos. Ninguém que assistiu Botafogo x CRB pela Série B do Campeonato Brasileiro teve resultado positivo, enquanto entre o público de Flamengo x Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, a taxa de contaminação foi de apenas 0,2%.
O número de internados pela doença nos hospitais municipais também é o menor desde o início da pandemia. A taxa de ocupação atualmente é de 2,4%. Preocupada com o futuro, principalmente com as festas de fim de ano chegando, a prefeitura do Rio defende a adoção do passaporte vacinal para a entrada de turistas estrangeiros.
"É muito importante, outros países já estão fazendo. Estados Unidos e União Européia cobram passaporte vacinal para entrar no país. Isso faz muita diferença. Nosso maior risco nesse momento é a entrada de uma cepa, de uma variante de um país de baixa cobertura vacinal", afirma Daniel Soranz, secretário municipal de saúde da cidade.