Publicidade
Jornalismo

Estabelecimentos voltam a operar com lotação máxima em São Paulo

Uso de máscara em locais fechados continua obrigatório

Imagem da noticia Estabelecimentos voltam a operar com lotação máxima em São Paulo
Em uma padaria, os clientes já estão mais próximos da nova realidade (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Em São Paulo, estabelecimentos públicos e privados podem operar com a lotação máxima, sem restrições de horário nem de distanciamento, a partir desta 6ª feira (29.out).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em uma padaria, os clientes já estão mais próximos da nova realidade. Porém, o uso de máscara em locais fechados na capital continua obrigatório. A jornalista Ludmila Junqueira fala que só tira o acessório quando chega o prato: "tem muitas pessoas conversando, comendo e bebendo, então o tempo que eu puder ficar de máscara, eu fico".

Já um restaurante ficou lotado na hora do almoço. "Agora que voltou, a gente está vacinado, eu pelo menos, acho que você também, eu me sinto mais seguro", disse o engenheiro de alimentos Felipe Leite. Duas amigas que estavam há 50 anos sem se ver se reencontraram no local. "A pandemia toda esperamos por esse momento, só hoje que esta todo mundo vacinado, então a gente veio", pontuou a microempresária Elisa Nishimurota.

O passaporte de vacinação para os grandes eventos também é exigido na capital paulista. Em Santos, a prefeitura pretende cobrar a apresentação do documento nas festas de réveillon. A queima de fogos na orla foi suspensa para evitar aglomeração. As praias estarão com acesso liberado e não haverá barreiras sanitárias.

O mesmo esquema será adotado em Guarujá (SP). No Rio de Janeiro, a temporada de cruzeiros vai começar no dia 4 de dezembro e, até maio do ano que vem, o Píer Mauá receberá 24 navios com 170 mil passageiros. Mas para o país não afundar em mais um pico da pandemia, é preciso não perder de vista a cautela. Segundo o infectologista Alexandre Barbosa, "o que temos que tomar cuidado é não exagerar nessa flexibilização e não promover situações onde ocorra transmissão de forma muito importante, como aglomeração sem uso de máscaras em locais fechados, ainda não é o momento ideal".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade