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Brasil

25% dos alunos não possuem dispositivos para acompanhar aulas remotas

Ausência de internet e dificuldade com plataformas ou aplicativos também impactam no ensino dos jovens

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Pesquisa foi realizada com 800 famílias de alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio | Pexels
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A pandemia do novo coronavírus dificultou o estudo de muitos alunos brasileiros. Segundo dados da pesquisa Motivos para Reduzir as Distâncias na Educação, desenvolvida pelo Descomplica e pelo Instituto Locomotiva, 25% dos alunos não possuem dispositivos eletrônicos para acompanhar as aulas remotas.

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O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 30 de setembro deste ano com 800 famílias de alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio, abrangendo escolas públicas e privadas. Entre as classificações, as empresas adotaram Classe A (renda per capita mensal acima de R$ 4.058,70), Classe B (de R$ 1.667,67 a R$ 4.058,69), Classe C (de R$ 476,25 a R$ 1.667,66) e Classe D (até R$ 132,56).

Além da falta de dispositivos, 55% dos entrevistados afirmaram não participar de todas as aulas virtuais por dificuldade ou ausência de internet, enquanto 35% informaram ter dificuldades com plataformas ou aplicativos. Segundo os dados, apenas 50% dos alunos da rede pública tiveram acesso a todas as aulas à distância durante a pandemia. Quando analisado o ensino privado, esse percentual sobe para 74%.

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O levantamento também apontou que o auxílio das famílias foi fundamental para que os alunos mantivessem os estudos. Cerca de 71% dos pais afirmaram que assistiram a aulas remotas com os filhos e 90% informaram ajudar no esclarecimento de dúvidas. Em relação à ajuda oferecida pelos pais, as mães foram as mais presentes: 93% delas afirmaram ter motivado seus filhos nos estudos. Entre os pais, o índice ficou em 66%.

Para os pesquisadores, os obstáculos de ensino foram causados, principalmente, por barreiras de infraestrutura (80%), socioeconômicas (54%) e letramento digital (16%). Grande parte dos alunos também sentiu dificuldade por estar longe da escola, além de expressar falta de interesse e motivação.

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