Presidente do conselho de administração da Klabin morre aos 89 anos
Armando Klabin impulsionou a empresa para focar no ramo de embalagens
O presidente do conselho de administração da produtora de papéis, celulose e cartões Klabin, Armando Klabin, morreu nesta 4ª feira (22.set) aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela empresa em comunicado divulgado à noite.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Armando integrava o conselho de administração desde sua criação, em 1979, e o presidiu em diferentes ocasiões. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Politécnica-UFRJ), foi idealizador e executivo da Unidade Goiânia da Klabin, incentivou e participou de iniciativas da companhia e, no início dos anos 2000, a impulsionou para focar no ramo de embalagens. Outra paixão do empresário era o esporte; em 2015, entrou no Guinness Book como o mais longevo jogador de polo.
Ele deixa a esposa, Rosa Lisboa, com que estava casado há 50 anos, os filhos Wolff Klabin, Daniela Klabin, José Klabin e Bernardo Klabin, e 11 netos. No comunicado sobre a morte, a Klabin se refere a Armando como "um homem de vanguarda, um amigo inestimável, com inesgotável capacidade de trabalho".
Em outro trecho, pontua: "em nome de todos os colaboradores, manifestamos enorme gratidão pelo exemplo de liderança, profissionalismo, empreendedorismo, imensurável compromisso e dedicação com a Companhia, com o meio ambiente, com projetos sociais e com o desenvolvimento do Brasil".
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, também lamentou a morte. Em suas palavras "Armando Klabin, um empresário visionário, deixa um legado de comprometimento com a construção de um futuro renovável. Uma grande liderança do empresariado brasileiro e que contribuiu por décadas para o fortalecimento da indústria do Rio". O empresário integrava o conselho de representantes da entidade desde 1995 e foi vice-presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro, por sete mandatos consecutivos, entre 1995 e 2001.
Veja o comunicado da Klabin e nota da Firjan na íntegra:
Companhia. Dr. Armando Klabin foi membro do Conselho de Administração da Klabin S.A. desde sua criação, em 1979, o qual presidiu por diversas vezes. Foi idealizador e executivo da PONSA, hoje Unidade Goiana, e junto aos demais membros do Conselho, incentivou e participou ativamente das iniciativas de crescimento da empresa, incluindo projetos como o MA-1100, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), a criação da Unidade Puma, em Ortigueira (PR) e a sua recente expansão com as Máquinas de Papel 27 e 28. Reconhecido pela sua visão estratégica e de futuro, no início dos anos 2000, impulsionou a Klabin a focar no ramo de embalagens, sendo, hoje, uma das maiores do mundo, com modelo de negócio integrado, único e referência em sustentabilidade.
Era filho de Wolff Kadischewitz Klabin e Rose Hass Klabin, irmão de Israel Klabin e Daniel Klabin, também Conselheiros da Companhia. Dr. Armando deixa a esposa Rosa Lisboa, com quem era casado há 50 anos, e os filhos Wolff Klabin, Daniela Klabin, José Klabin e Bernardo Klabin e 11 netos. Em nome de todos os colaboradores Klabin, manifestamos enorme gratidão pelo exemplo de liderança, profissionalismo, empreendedorismo, imensurável compromisso e dedicação com a Companhia, com o meio ambiente, com projetos sociais e com o desenvolvimento do Brasil.
Dr. Armando foi um homem de vanguarda, um amigo inestimável, com inesgotável capacidade de trabalho. Sua ausência será sentida por todos e seu legado será fonte de inspiração para o caminho que seguiremos trilhando na Klabin.
Firjan:
A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) expressa profundo pesar pela morte do industrial Armando Klabin, aos 88 anos. Em sua longa e destacada trajetória empresarial no setor de papel e celulose, o empresário ocupou a presidência do Conselho de Administração da Klabin, empresa centenária considerada a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras.
Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, lamentou a perda: "Armando Klabin, um empresário visionário, deixa um legado de comprometimento com a construção de um futuro renovável. Uma grande liderança do empresariado brasileiro e que contribuiu por décadas para o fortalecimento da indústria do Rio".
Armando Klabin era membro do Conselho de Representantes da Firjan, desde 1995. O empresário também foi vice-presidente da federação entre 1995 e 2001 e exerceu o cargo de vice-presidente do Cirj (Centro Industrial do Rio de Janeiro) por sete mandatos não consecutivos.
Sua atuação na representação empresarial foi marcada pela intensiva e incansável defesa da melhoria do ambiente de negócios e da competitividade das empresas brasileiras.
A Firjan se solidariza com os familiares, amigos e funcionários do grupo Klabin e exalta o orgulho de seus colegas industriais pela convivência com Armando Klabin, cujo papel de liderança e exemplo jamais esqueceremos.