Paraisópolis celebra 100 anos com muita história e desafios
Durante 10 dias, de 16 a 25 de setembro, inúmeras ações serão realizadas para mostrar a diversidade da comunidade
Na última 5ª feira (16.set), o bairro de Paraisópolis completou 100 anos. Foram diversas histórias e vidas que percorreram as ruas da comunidade desde o início até hoje. Os desafios para os mais de 42 mil moradores foram inúmeros, como a pandemia do coronavírus que assolou todo o país por mais de um ano. "O centenário de uma comunidade de famílias diversas, ao mesmo tempo, resilientes e guerreiras, não é, contudo, motivo apenas de comemoração.", diz página Nova Paraisópolis.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde o início do século XXI, a segunda maior comunidade do Estado de São Paulo, ocupa a região do Campo Limpo, na zona sul da capital paulistana, enfrenta uma série de desafios. A região é um contraste por estar localizado em uma região com vários condomínios de luxos, em uma região muito rica da cidade, na região do Jardim Vitória Régia e Portal do Morumbi.
A região ainda sofre com problemas de saneamento básico, a falta de asfaltamento de boa parte das ruas e irregularidades para obtenção do uso da energia elétrica. Em 2005, Paraisópolis passou por um processo de urbanização e regularização dos imóveis.
Comemorações do seus 100 anos com muitas ações especiais
Durante 10 dias, de 16 a 25 de setembro, inúmeras ações serão realizadas para comemorar os 100 anos de Paraisópolis e para mostrar a diversidade da comunidade, seja na área da gastronomia, da cultura, do esporte, do empreendedorismo, da moda, entre outras iniciativas.
O Presidente do G10 Favelas e CEO G10 Bank, Gilson Rodrigues, homenageou o centenário da favela em seu perfil nas redes sociais.
"Parabéns, Paraisópolis! Minha eterna gratidão, por me acolher, por me desafiar, por me fazer crescer! Que venham mais 100 anos! #paraisopolis #novaparaisopolis", comemorou Gilson.
Parabéns, Paraisópolis!
? Gilson Rodrigues (@gilsonBR_) September 16, 2021
Minha eterna gratidão, por me acolher, por me desafiar, por me fazer crescer!
Que venham mais 100 anos!#paraisopolis#novaparaisopolis
Para iniciar a celebração, no dia de seu centenário foi inaugurado um espaço ao ar livre dedicado às crianças, com jogos e brincadeiras. A ação é parte do projeto Favelas do Brincar, que consiste na implementação de uma série de intervenções lúdicas dedicadas ao desenvolvimento das crianças. As intervenções serão feitas em áreas públicas de favelas, por iniciativa do Movimento Unidos Pelo Brincar em parceria com o G10 Favelas.
Na segundo dia de evento, a startup de logística Favela Brasil Xpress anunciou parceria com a Total Express, que realizará transporte aéreo de produtos e doações para todo o Brasil.
No sábado (18.set), foi o dia de retorno do Tour Paraisópolis das Artes, o qual realizou visitas aos principais pontos da comunidade e terminando no bistrô Mãos de Maria. Também foi efetivada a inauguração do Parque Paraisópolis com a presença do Prefeito.
Em seu perfil do Instagram, a página Nova Paraisópolis celebrou a inauguração do parque. "Sonho que se sonha juntos, pode até demorar, mas acontece. E foi no Centenário de Paraisópolis que esse sonho se realizou. Nosso parque, finalmente foi inaugurado. Um local de lazer, com todas as árvores que sonhamos ter, com diversão, espaço para piquenique, esporte, e que irá abrigar todas as idades. E assim, vemos o nosso sonho maior se tornando real: a favela virando bairro. Juntos, somos mais fortes, até quando sonhamos. Nossa gratidão a todos os envolvidos. Mais uma vez, parabéns Paraisópolis!", publicou a página Nova Paraisópolis.
Neste domingo, será lançada a feira Agrofavela, com a venda de produtos da horta.
Na próxima 2ª feira (20.set), será iniciado o programa do G10 Bank, Investe Nelas, em parceria com a academia de Revendedoras Galáxia.
Além de todas as celebrações do mês de setembro, a comunidade promove a campanha "Um Presente para Paraisópolis" com objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade. Para mais informações, acesse: www.novaparaisopolis.com.br