Prefeitura do Rio exige comprovante de vacinação em locais fechados
Imunização poderá ser comprovada com papel timbrado ou aplicativo e valerá a partir 1º de setembro
SBT News
A prefeitura do Rio de Janeiro confirmou nesta 6ª feira (27.ago) que passará a exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 para alguns locais fechados de uso coletivo. A medida entrará em vigor a partir de 1º de setembro e tem como objetivo conter a disseminação da doença na região.
A comprovação da imunização poderá ser feita através da caderneta de vacinação em papel timbrado, ou através do aplicativo ConecteSUS, que também mostra a carteirinha digital. Não é obrigatório estar com o esquema vacinal completo. É necessário ter recebido, ao menos, a primeira dose do imunizante e comprovar que está no prazo para receber a segunda aplicação.
De acordo com a prefeitura, os locais que exigirão o comprovante serão:
- Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
- Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
- Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
- Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
- Locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
- Conferências, convenções e feiras comerciais.
Bares, restaurantes, shoppings e lojas não foram incluídos no decreto e permanecem com a entrada livre -- desde que respeitando as regras de distanciamento social já em vigor. Boates e danceterias continuam proibidas.
O comprovante de vacinação também será obrigatório para a realização de cirurgias eletivas (procedimento não urgente) em unidades de saúde públicas e privadas. Além disso, beneficiários do Cartão Família Carioca e pessoas que pleitearem a inclusão no programa também devem apresentar o comprovante de vacinação, sob risco de ter o benefício negado.
Veja reportagem do SBT Brasil: