Suspeito por ajudar a incendiar estátua de Borba Gato é preso em São Paulo
Polícia investiga grupo que ateou fogo em estátua alvo de polêmica histórica na região
A Polícia Civil de São Paulo prendeu durante a madrugada de domingo (25.jul) um homem suspeito de atuar no incêndio da estátua de Borba Gato, localizada no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
O monumento foi incendiado na tarde de sábado (24.jul) e as imagens viralizaram pela internet.
Monumento Borba Gato em chamas pic.twitter.com/fpKxqQcKQa
? Thatá Haliski (@Thais_Haliski) July 24, 2021
Segundo informações preliminares, por volta das 13h30 de sábado, um grupo desembarcou de um caminhão, espalhou pneus pela avenida Santo Amaro e no entorno da estátua e, logo em seguida, ateou fogo. O movimento chamado Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio.
O suspeito preso foi apontado como o motorista que dirigiu o caminhão e levou o grupo com os pneus para o local do incêndio.
Após o incêndio, os bombeiros e policiais militares foram acionados para controlar as chamas e desviar o trânsito. Não há informações sobre feridos.
A estátua do 'bandeirante' Borba Gato é alvo de polêmica na cidade e é alvo frequente de críticas de grupos que defendem a retirada de homenagens que exaltam pessoas ligadas ao passado brasileiro nos eventos da escravidão, colônia e ditadura militar.
O caso do incêndio está sendo investigado pelo 11º Distrito Policial de Santo Amaro.
Um grupo ateou fogo agora há pouco na estátua do Borba Gato na zona sul de SP. Não sabe se há relação com as manifestações.
? Gustav ? (@GustavRamski) July 24, 2021
* além de homenagear um bandeirante criminoso, é uma das mais horríveis estátuas da cidade. Vira e mexe tentam tirá-la dali.?????? pic.twitter.com/Y2iK0V7iHM