Publicidade
Brasil

Greve na CPTM afeta milhares de pessoas na capital paulista

Em nota, a SPTrans afirma que não recebeu solicitação de Paese; Operação segue de forma parcial

Imagem da noticia Greve na CPTM afeta milhares de pessoas na capital paulista
No Grajaú, zona sul de São Paulo, milhares de passageiros ficaram sem transporte | SBT
• Atualizado em
Publicidade

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou por nota, que há operação parcial com circulação de trens desde às 04h da manhã desta 5ªfeira (15.jul), mesmo com a greve dos ferroviários nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa. 

Na Linha 7-Rubi, os trens circulam entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras. Na Linha 8-Diamante, circulam entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri. Os intervalos médios nas duas linhas e na Estação Palmeiras-Barra Funda serão de 10 minutos, sendo que a conexão com o Metrô Linha-3 Vermelha está garantida. 

Nas Linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa, a adesão à greve foi total, o que contraria a decisão da Justiça do Trabalho, que diz que a manutenção deve ser de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de R$ 100 mil diários. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade funcionam normalmente. 
 
Trabalhadores protestam por reajuste salarial e pagamento do PPR

Os ferroviários das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deram início a uma greve, à 0h de hoje, seguindo orientação de sindicatos da categoria. 

O movimento, dizem as entidades, vem como protesto por reajuste no salário dos trabalhadores e contra o descumprimento -- por parte da CPTM -- de um acordo para pagamento de duas parcelas do Programa de Participação de Resultados (PPR) de 2020.

Operação funciona de forma parcial | Reprodução/SBT

A greve permanecerá por tempo indeterminado e está decidida desde assembleias realizadas no dia 6 de julho. De acordo com o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, ela "foi o último recurso da categoria na luta pelos seus direitos". "Foi um basta à falta de respeito da CPTM, que encerrou as negociações da data base 2021/22 com zero de reajuste. Soma-se a isso o fato da CPTM ter encerrado as negociações sem tentar buscar um denominador comum, um acordo, para evitar a paralisação", completou em nota.

Prefeitura diz que não recebeu pedido de Paese

A Prefeitura de São Paulo por meio da SPTrans informa na manhã desta 5ªfeira que ainda não recebeu solicitação para o acionamento do Paese do sistema ferroviário.

Leia a nota oficial da SPTrans:

A SPTrans informa que, até o momento, não recebeu solicitação para acionamento do Paese no sistema ferroviário. A gestora acompanha a movimentação de passageiros nas linhas municipais na manhã desta quinta-feira (15/07) e determinou as empresas de ônibus para que mantenham a operação da frota operacional em 100% ao longo do dia. 

Vale esclarecer que o plano de atendimento entre empresas em situação de emergência (PAESE) contempla o acionamento por parte da CPTM, a qual também determina o trecho para atendimento e a quantidade de ônibus.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade