Saiba o que é "cringe" e por que os jovens estão tão incomodados em ser
Millenials, Geração Z e especialistas definem a expressão que esquentou a internet

SBT News
O termo "cringe" -- uma gíria inglesa para descrever um estado embaraçoso em determinadas situações -- tem reverberado nas redes sociais nas últimas semanas. A discussão resultou em memes, testes e longas reflexões sobre os conflitos e diferenças intergeracionais.
No Brasil, a repercussão foi incensada pela podcaster Carol Rocha que perguntou aos internautas o que seria "um mico" dos Millenials -- pessoas nascidas da década de 1980 até 1996. Na mesma publicação, ela completou: "Acho que falar mico já passou, é cringe né?".
por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)
? tchulim é cringe (@tchulim) June 17, 2021
A resposta não demorou. Aqueles que fazem parte da Geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, descreveram uma lista dos hábitos vexatórios da geração antecessora: usar emojis, gostar da Disney, tomar café da manhã, pentear o cabelo repartido para o lado e até mesmo a insistência com o pagamento de boletos foram classificados como típicos exemplos de atitudes "cringes" -- algo como "vergonhoso", em tradução livre.
Segundo a psicóloga Stephanie Strzykalski, mestre em psicanálise clínica e cultura, a discussão se baseia no constante uso do termo "jovens adultos" para caracterizar os Millenials, o que teria gerado a forte reação dos mais jovens.
"Essa discussão evidencia uma dificuldade que muitos Millennials enfrentam em entender qual o seu lugar no laço social: não é adolescente e não é adulto. Uma dificuldade em se ver nesse lugar que a Geração Z os atribui, como pessoas mais velhas", descreveu Strzykalski ao SBT News.
A responsabilidade em caracterizar o "ser adulto" não é nenhuma resposta pronta. Grande parte desta dificuldade tem a ver com a não identificação com a Geração X, os pais dos Millenials, e avós da Geração Z.
"Na idade dos mais jovens, perto dos 30 anos, a Geração X já possuía casa e pensava em constituir família, com uma carreira profissional mais consolidada. Os Millenials, na mesma faixa etária, ainda estão na primeira graduação, morando com os pais, sem nenhuma pretensão de constituir família", ressaltou a psicóloga.
Os mais novos jovens adultos demoram a entender em qual categoria geracional se encaixam, mas o reconhecimento de alguns ficou mais fácil depois da discussão entre gerações bombar na rede.
Para Leonardo Lourenço, 27 anos, os filmes e séries, o gosto por café e as constantes citações aos pagamentos de boletos -- todos os itens levantados pelos internautas para descrever um autêntico Millenial --, servem para ele.
"Eu vi alguns exemplos que o pessoal reclama como 'cringe': o gosto por Harry Potter, tomar café, pagar boletos... realmente, eu sou muito Millenial se pagar boleto é 'cringe'", divertiu-se.