Publicidade
Brasil

Lula venceria eleição no primeiro turno, diz pesquisa Ipec

Levantamento ainda aponta que petista tem menor rejeição e lidera voto "certo"

Imagem da noticia Lula venceria eleição no primeiro turno, diz pesquisa Ipec
Lula
• Atualizado em
Publicidade

Pesquisa do instituto Ipec aponta que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno. O levantamento, divulgado nesta 6ª feira (24.jun), ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios, de 17 a 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Lula aparece com 49% das intenções de voto - 11 pontos a mais que a soma de seus eventuais oponentes. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo, com 23%, seguido por Ciro Gomes (7%), João Doria (5%) e Luiz Henrique Mandetta (3%). Brancos e nulos somam 10%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

  • Lula (PT) - 49%
  • Jair Bolsonaro (sem partido) - 23%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7%
  • João Doria (PSDB) - 5%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) - 3%

O ex-presidente também tem a menor rejeição entre os nomes apresentados na pesquisa. Entre os entrevistados, 36% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Luiz Henrique Mandetta tem 47%; Ciro Gomes, 49%; João Doria, 56%; e Bolsonaro, 62% -- o maior índice.

  • Lula - 36%
  • Luiz Henrique Mandetta - 47%
  • Ciro Gomes - 49%
  • João Doria - 56%
  • Bolsonaro - 62%

No voto "certo" -- daqueles que dizem que com certeza votariam no candidato para a Presidência --, Lula também lidera, com 48%. Bolsonaro é o segundo, com 22%. Ciro Gomes (9%), João Doria (5%) e Luiz Henrique Mandetta (3%) completam a lista.

  • Lula - 48%
  • Jair Bolsonaro - 22%
  • Ciro Gomes - 9%
  • João Doria - 5%
  • Luiz Henrique Mandetta - 3%

A pesquisa ainda perguntou em qual candidato os entrevistados votaram no segundo turno das eleições de 2018: 43% disseram ter votado em Jair Bolsonaro e 30% em Fernando Haddad (PT). A diferença é até maior do que a efetivamente registrada nas eleições. Bolsonaro venceu o petista por uma margem de 10,26 pontos -- 55,13% a 44,87%.

Perfil do eleitorado

Lula tem melhor desempenho entre as mulheres (51%), pessoas de 16 a 24 anos (53%) e com escolaridade entre a 5ª e a 8ª série do fundamental (59%). Já Bolsonaro performa melhor entre os homens (28%), de 45 a 54 anos (29%) e com ensino superior (29%).

O ex-presidente tem desempenho melhor que Bolsonaro também entre o público evangélico, que apoiou em massa o atual chefe do Executivo na última eleição: 41% x 32%. Em relação a renda, a maior parte das intenções de voto em Lula vem de que tem renda familiar de até um salário mínimo (62%), enquanto Bolsonaro tem melhor desempenho entre aqueles que possuem renda acima de cinco salários mínimos (34%). A melhor performance do petista é entre os autodeclarados pretos e pardos (54%), ante um desempenho melhor do capitão reformado entre os autodeclarados brancos (29%).

Nos critérios geográficos Lula vai melhor no Nordeste (63%), em cidades do interior (52%) e com até 50 mil habitantes (54%). Bolsonaro, por sua vez, tem melhor desempenho no Sul (29%), em capitais (26%) e municípios com mais de 500 mil moradores (25%).

Aprovação do governo

O Ipec também mediu -- nas mesmas condições da pesquisa de intenção de voto -- a popularidade do governo de Jair Bolsonaro. Para 49%, a gestão é ruim ou péssima; regular para 26% e ótima ou boa para 24%.

Além disso, 66% dos entrevistados dizem desaprovar a forma de Bolsonaro administrar o país, ante 30% que aprovam. Os 4% restantes não sabem ou não responderam. Em relação à confiança, 68% disseram não confiar no presidente, contra 30% que confiam e 2% que não sabem ou não responderam

Ipec

Fundado em fevereiro deste ano, o Ipec - Inteligência em Pesquisa e Consultoria é fruto de uma dissolução no Ibope. De acordo com o portal UOL, o Ibope Inteligência -- conhecido pelas pesquisas de intenção de voto -- encerrou as atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento com a Kantar Group. A CEO do Ibope Inteligência Márcia Cavallari Nunes, ao lado de outros executivos, fundou, então, o Ipec, para seguir realizado as pesquisas eleitorais.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade