Preto Zezé: Governos não consideraram desigualdades para combate à covid
Presidente da Cufa critica medidas adotadas que excluíram realidade das favelas
SBT News
O presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé, afirmou que o poder público cometeu um erro de matriz no enfrentamento à pandemia de covid-19. Ele reclama que as autoridades anunciaram medidas sem considerar a realidade social da população.
"Foi um erro de matriz não levar em conta a desigualdade na raiz. Fala-se em álcool em gel, mas a maioria das pessoas nas favelas não tem acesso a água e sabão", disse em entrevista ao Poder em Foco, que vai ao ar no SBT neste domingo (30), 0h45.
Preto Zezé ressaltou que essas comunidades não puderam fazer lookdown, porque as pessoas precisam trabalhar para ter alimento. "O único isolamento social que de fato há no Brasil é o racismo. As pessoas que vivem nas favelas já estão isoladas socialmente. Ou os governos tomam uma decisão combinada para garantir a saúde e a condição financeira mínima ou nenhuma medida vai dar certo", avaliou.
A reabertura das escolas também deve considerar a situação caso a caso, na avaliação de Preto Zezé. "Queremos que as crianças voltem às aulas, mas de forma segura. Tem mãe que pergunta: se a escola não consegue proteger meu filho do piolho, vai proteger da covid?", exemplificou.
O presidente da Cufa reforça o entendimento de que a vacinação é o caminho mais seguro para que a vida, aos poucos, volte à normalidade. Para ele, é importante que a vacina seja oferecida exclusivamente pelo sistema público de saúde.
Preto Zezé diz ter dificuldade de perceber como funcionaria na prática a ideia de empresários comprarem vacinas para imunizar os funcionários, por exemplo. "Numa confusão tão grande como essa, tenho dificuldade. Basta ver os casos de tentativas de furar a fila", observou.
Poder em Foco
O Poder em Foco vai ao ar na madrugada deste domingo (30) para segunda, 0h45, no SBT. É apresentado pela jornalista Roseann Kennedy que, semanalmente, recebe uma personalidade do ambiente do poder para tratar assuntos importantes da pauta nacional. Também participa da entrevista nesta semana a jornalista Gabriela Vinhal do SBT News.