Senador americano enviou carta a Moraes pedindo liberação de Bolsonaro para posse de Trump
Republicano Shane David Jett encaminhou ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal atendendo a pedido do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP)
SBT News
O senador americano Shane David Jett encaminhou um ofício na última quarta-feira(15) ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes havia negado o documento a Bolsonaro, convidado para a posse de Trump, que aconteceu nesta segunda-feira (20). Moraes considerou risco de tentativa de fuga como motivo para a retenção do passaporte.
O senador republicano encaminhou a carta ao STF após um pedido do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), feito no final do ano passado. O teor do pedido, no entanto, só veio à público agora.
No ofício, Shane David Jett destacou que a presença de Bolsonaro na posse de Trump "transcende questões individuais e assume caráter de representatividade para a relação histórica e estratégica entre o Brasil e os Estados Unidos."
“O Brasil negar o pedido da defesa de Bolsonaro, mesmo após a explicação de que seria uma viagem pontual, é ruim para a relação política e democrática entre os dois países. A liberação do passaporte para a posse de Trump seria uma atitude honrosa; demonstraria o compromisso do Brasil com o equilíbrio entre a Justiça e a Diplomacia”, disse o republicano na carta.
Na manhã do último sábado (18), Bolsonaro afirmou estar "abalado" e disse que sentia uma grande "perseguição política", ao lamentar a não participação no evento, além de se declarar um "preso político", apesar de não usar tornozeleira eletrônica.
A esposa de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, esteve presente na posse de Trump representando o ex-presidente brasileiro.
Veja a carta na íntegra: