Publicidade
Brasil

Maio Laranja: campanha combate abuso sexual de crianças e adolescentes

Abusadores normalmente são pessoas próximas das vítimas. Cerca de 95 mil denúncias foram registradas em 2020

Imagem da noticia Maio Laranja: campanha combate abuso sexual de crianças e adolescentes
a imagem mostra um jornal que relatou o caso da menina Araceli
• Atualizado em
Publicidade

O mês de maio foi escolhido para representar a campanha nacional contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. O Maio Laranja incentiva denúncias através do "Disque 100", relatando casos de exploração sexual de menores.  

Em 2020 foram registradas mais de 95 mil denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes no disque 100 - ouvidoria nacional de direitos humanos. Dessas, 14 mil foram de violência sexual contra menores. Normalmente os agressores são pessoas próximas, muitas vezes familiares das vítimas, que usualmente saem impunes desses crimes. 

De acordo com José Beraldo, advogado criminal, o processo contra esses abusadores é demorado, o que dificulta a prisão do acusado. Especialistas afirmam que todas as suspeitas são importantes e devem ser denunciadas, seja através do telefone, para a polícia, ou outra autoridade. 

A campanha foi instituída em homenagem à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada, em 18 de maio de 1973. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade