Caso suspeito da variante indiana do coronavírus é monitorado no Ceará
Homem de 35 anos vindo da Índia recebeu diagnóstico positivo para covid-19
SBT News
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) monitora, em Fortaleza, o isolamento de um paciente com suspeita de ter sido infectado pela variante indiana do novo coronavírus, segundo comunicado emitido nesta 6ª feira (21.mai). O homem, de 35 anos, desembarcou na capital cearense em 9 de maio, de um voo vindo da Índia, e passou a cumprir autoquarentena obrigatória de 14 dias.
Ele não apresentou sintomas da covid-19, mas, nos dias 10 e 11 deste mês, foi diagnosticado com a doença por meio de dois exames do tipo RT-PCR. Posteriormente, em 18 de maio, um novo teste deu resultado negativo. A Sesa foi notificada sobre o caso, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na última 2ª feira (17.mai).
Ainda de acordo com a secretaria, o homem veio da Índia acompanhado de um colega de empresa, mas exames aos quais o segundo rapaz foi submetido nos dias 10 e 12 de maio apontaram que ele não contraiu a covid. Por enquanto, também não apresenta sintomas.
+ Recusa de vacinas não foi "erro do governo", diz Mourão
A Sesa acompanha ainda as análises dos exames e laudos laboratoriais -- do caso suspeito -- para rastreio de variante por meio de vigilância genômica. Segundo Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação do órgão, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá dar um parecer sobre se houve ou não infecção pela variante B.1.617 no final da próxima semana; nesta 5ª feira (21.mai), foram confirmados os primeiros casos da linhagem no Brasil.
O paciente de 35 anos encontra-se em um hotel e é funcionário de uma companhia marítima. Antes da viagem para o território brasileiro, cumprindo os protocolos da empresa, ele foi submetido a dois testes RT-PCR de covid-19, mas ambos deram resultado negativo.
Veja também:
+ Índia ultrapassa 4 mil mortos por covid-19 em um único dia
+ Ministério da Saúde negocia vacinas contra Covid-19 para 2022
+ Bolsonaro chama CPI de "vexame" e diz que voltou a tomar cloroquina