Operação investiga crimes tributários em 4 estados e no DF
São cumpridos 53 mandados judiciais; os prejuízos passam de R$ 8 bilhões

SBT News
A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (5.mai), a Operação "Background", que tenta desarticular uma organização criminosa que omitia tributos e direitos trabalhistas de centenas de empregados, causando um prejuízo aos cofres públicos e aos trabalhadores no valor de R$ 8,64 bilhões.
Ao todo, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de investigados nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Pará e Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.
A investigação, que conta com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria Regional da Fazendo Nacional, apura a prática de crimes tributários, financeiros, de fraude à execução e contra a organização do trabalho, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro, por parte do Grupo Empresarial do Nordeste, com atuação em âmbito nacional.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados se organizavam em um sofisticado esquema contábil-financeiro para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo-o para os seus sócios e interpostas pessoas ("laranjas"), com a finalidade de ocultar tributos e direitos trabalhistas dos empregados.
Agora, a equipe de busca procura colher elementos de materialidade e indícios de autoria para recuperar o patrimônio desviado e ocultado pelos investigados. Além disso, os policiais buscam liquidar os créditos trabalhistas dos empregados do Grupo Empresarial, já que devido a paralisação das atividades após o esvaziamento patrimonial criminoso, as empresas deixaram centenas de trabalhadores sem receber salários e outros direitos trabalhistas.