Médico brasileiro transforma cirurgias infantis com fantasias e conquista prêmio internacional
Leandro Brandão criou iniciativa que usa roupas de super-heróis e ganhou destaque mundial
SBT Brasil
Um médico de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, ganhou reconhecimento internacional por um diferencial no ambiente hospitalar: a empatia. Antes de enfrentarem uma cirurgia, crianças atendidas pelo otorrinolaringologista Leandro Brandão se vestem de super-heróis para encarar o procedimento com mais leveza.
As imagens das crianças sorrindo, correndo e até caminhando em câmera lenta rumo à sala de cirurgia mostram a transformação do ambiente hospitalar. Capas e fantasias tomam o lugar do medo.
+ Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate
A ideia surgiu há seis anos, quando o médico começou a registrar os momentos que antecedem a cirurgia e compartilhar os vídeos na internet. A iniciativa viralizou e ultrapassou fronteiras.
O impacto foi tanto que o projeto foi indicado por uma associação italiana que premia histórias inspiradoras ao redor do mundo. Entre 120 iniciativas concorrentes, incluindo projetos realizados na Amazônia, na Ásia e até na Faixa de Gaza, a ação mineira foi uma das vencedoras no evento de gala realizado em Milão.
“O medo pode causar traumas e dificultar a recuperação. A fantasia é uma forma de amenizar isso”, explica Leandro.
Mateus, de 2 anos e 8 meses, foi um dos pacientes atendidos pelo médico. Diagnosticado com uma inflamação no ouvido, ele passou pela cirurgia com a fantasia de super-herói. Segundo Stefany Faria, mãe de Mateus, a experiência foi marcante. “Ver meu filho sorrindo, mesmo em uma situação tão delicada, me emocionou muito”, contou.
A atitude de Leandro mostra como a empatia e a criatividade podem mudar realidades. “Foi muito gratificante ver que uma ideia simples pode tocar tantas pessoas ao redor do mundo”, concluiu o médico.