Responsáveis por Sputnik V vão processar a Anvisa por difamação
Anúncio foi feito pela conta do imunizante russo; eles acusam a agência de espalhar informações falsas
Os responsáveis pela vacina Sputnik V anunciaram que vão entrar com uma ação judicial contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por difamação nesta 5ª feira (29.abr). O anúncio foi feito pela conta oficial do imunizante no Twitter. Segundo a publicação, a ação contra a Anvisa é por "espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente".
Na publicação, os responsáveis pela vacina afirmam que a "Anvisa fez declarações incorretas e enganosas sem ter testado a vacina Sputnik V real. E desconsiderando ofício de Gamaleya Inst. que nenhum RCA está presente, e apenas vetores não replicantes são usados com E1 deletado" e encerrou afirmando que a "equipe jurídica entrará em contato".
A Anvisa rejeitou, na última 2ª feira (26.abr), os pedidos para importar a vacina russa. A decisão foi baseada em uma orientação da área técnica do órgão, que apontou ausência de dados essenciais para garantir o uso do imunizante. Além disso, no lote analisado, havia a presença de adenovírus replicante, ou seja, o vírus da covid-19 conseguia se replicar dentro das células.