Publicidade
Brasil

Narrador de rádio chama jogador de "crioulinho" e "cidadão de cor"

Falas foram pronunciadas durante transmissão do jogo entre Santos e Grêmio. Time santista afirmou que vai tomar as medidas cabíveis

Imagem da noticia Narrador de rádio chama jogador de "crioulinho" e "cidadão de cor"
Narrador Haroldo de Souza, em transmissão pela Rádio GreNal
• Atualizado em
Publicidade
O Santos Futebol Clube voltou a campo na última quarta-feira (3) e enfrentou o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. Os times empataram a partida em 3 a 3.

Porém, entre os vários veículos de imprensa que transmitiam ou narravam o jogo, o narrador Haroldo de Souza pronunciou falas racistas ao querer saber quem era Lucas Braga, jogador do Santos. 
Na transmissão, feita pela Rádio GreNal, Haroldo pergunta: "Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?". Informado sobre Lucas, o narrador prossegue: "Ah, é o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa".

O Santos afirmou que "não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021". E completou: "É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade". Já a Rádio GreNal diz que "não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja".

Haroldo de Souza também se pronunciou. O narrador afirma que é "filho de negro, casado com uma mulher da raça negra. Acusado de racismo". Em postagem em uma rede social, ele completou: "Gente - por favor. Me desculpem se ofendi qd disse neguinho narrando? E quando chamo alemão branco sarará mulato polaco japinha baixnho magrelo! Idoso suficiente pra não assimilar maldades". Os erros de português nesta transcrição foram mantidos.

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade