Publicidade
Brasil

Rio entra em nova fase e libera self-service e aluguel de cadeiras de praia

Mudanças fazem parte do plano de reabertura das atividades no município durante a pandemia de Covid-19

Imagem da noticia Rio entra em nova fase e libera self-service e aluguel de cadeiras de praia
Rio de Janeiro | Tomaz Silva | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o início do Período Conservador do plano de reabertura das atividades no município. As mudanças foram anunciadas durante coletiva  nessa terça-feira (03), no Palácio da Cidade. As novidades incluem volta do serviço de self-service e comércio com horário livre.

Confira o que mudou: 

Escolas 

As escolas e creches privadas que optaram por abrir agora não possuem restrição de entrada de alunos por série ou idade. Já as municipais e conveniadas poderão reabrir voluntariamente, em comum acordo do conselho de pais, direção e funcionários educadores. 

SP: alunos do ensino médio voltam a ter aulas presenciais

Restaurantes

Em bares, lanchonetes e restaurantes, volta a ser permitido o sistema self-service em que o próprio cliente pode se servir. Mas o cumprimento das Regras de Ouro e dos protocolos sanitários são obrigatórios, como uso de máscaras de proteção, higienização com álcool em gel, entre outras. 

Comércio

No comércio, lojas de rua e shoppings podem funcionar com horário livre. Já nas feiras, a distância exigida entre as barracas agora é de 1,5m. 

Nos salões de beleza, o atendimento simultâneo por mais de um profissional poderá acontecer, mas a capacidade máxima permitida não pode ultrapassar o espaço de 3m² por pessoa.

Praia

Outra novidade é que o aluguel de guarda-sol e cadeira volta a ser permitido nas praias. A venda de comidas e bebidas está liberada, assim como esportes coletivos durante todos os dias da semana.

Eventos

Os eventos esportivos de rua como ciclismo e corrida já eram permitidos e continuam se cumpridos os protocolos de segurança. Já os de negócios poderão aumentar sua lotação para até 2/3 de sua capacidade.

As festividades continuam a poder ter 50% da capacidade permitida, porém agora com abertura das pistas de dança. Nos eventos culturais, o espaço mínimo é de 1,5m, enquanto em pontos turísticos de 3m² por pessoa com 2/3 da capacidade. 

As quadras das escolas de samba e casas de show também podem funcionar, desde que cumpram as Regras de Ouro e os protocolos sanitários estabelecidos para o setor.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade