Onda de calor intenso pode levar à morte, alerta Inmet
Em grande parte do Brasil as temperaturas estão 5ºC acima da média, principalmente na região do Centro-Oeste e no estado do Tocantins
Publicidade
Calor está 5 graus acima da média na região central do Brasil. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (06 out.) um alerta para o perigo de morte por hipertemia -quando a temperatura corporal passa dos 40º graus-, em razão da intensa onda de calor que atinge grande parte da região Centro-Oeste e no Estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, o aumento nas temperaturas teve início pouco depois do meio-dia de segunda-feira (05.out) e deve continuar até a próxima sexta-feira (09.out).
Durante esse período, o Inmet afirmou que as temperaturas estão 5ºC acima da média na região. Por isso, o alerta foi enviado para as seguintes áreas do país: Distrito Federal, Centro sul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense e Oeste Tocantinense.
O Instituto recomenda que, em caso de emergência, a população entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e que evite a prática de atividades físicas ao ar livre entre às 10h e 17h.
Veja abaixo o mapa do Inmet que mostra as áreas afetadas. A cor vermelha aponta para o calor mais intenso:
Publicidade