Publicidade
Jornalismo

Donald Trump sugere o adiamento das eleições presidenciais dos EUA

Sem apresentar provas, o presidente norte-americano afirmou que a votação, prevista para novembro, pode ser a mais corrupta da história do país

Imagem da noticia Donald Trump sugere o adiamento das eleições presidenciais dos EUA
Donald Trump sugere o adiamento das eleições presidenciais dos EUA
• Atualizado em
Publicidade
O presidente norte-americano Donald Trump sugeriu, nesta quinta-feira (30), que as eleições presidenciais dos Estados Unidos, previstas para novembro, sejam adiadas.

Pelas redes sociais, Trump afirmou, sem apresentar provas, que a votação deste ano pode ser a mais corrupta da história do país. O presidente defendeu que o adiamento das eleições, até que todos possam votar de forma segura. A referência foi à opção de muitos estados pela votação via correio, para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus.

Para a oposição, porém, a postura de Trump se deve aos resultados das últimas pesquisas, que mostram uma queda na popularidade do candidato à reeleição. "A preocupação de Trump é porque ele está perdendo. É o que todas as pesquisas mostram, e isso é reflexo da sua resposta negligente ao novo coronavírus", argumentou o senador democrata Chris Van Hollen.

A proposta do presidente também não foi bem recebida pelos republicanos, do partido de Donald Trump, que afirmam que a hipótese é infundada. "Nunca na história americana, não realizamos uma eleição na data prevista. Entendo a preocupação do presidente, mas a data tem que ser mantida", disse o deputado Kevin McCarthy.

O presidente dos Estados Unidos também não tem poder para mudar sozinho a data da eleição. O dia da votação, marcado para a terça-feira seguinte à primeira segunda-feira do mês de novembro, é definido pela Constituição do país.

Além disso, a lei norte-americana determina que a posse do novo presidente deve acontecer no dia 20 de janeiro, o que diminui a possibilidade de escolha de novas datas para a eleição.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade