Dia da Consciência Negra: Data é celebrada em mais de mil cidades do país
Discriminação racial, valorização da população negra e resgate da cultura africana. Data foi criada para uma reflexão a respeito desses temas
SBT News
Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra em mais de mil cidades do país. A data foi criada para uma reflexão a respeito de temas como discriminação racial, valorização da população negra e resgate da cultura africana.
O dia 20 de novembro foi escolhido para celebração devido à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da luta contra a escravidão que durou 300 anos. Estima-se que quase 5 milhões de africanos escravizados tenham sido trazidos para o Brasil, sem contar aqueles que morreram antes mesmo de chegar aqui, nos navios negreiros.
Mais da metade dos brasileiros se declaram negros ou pardos. Mesmo sendo maioria, uma pesquisa divulgada pela "Rede Nossa São Paulo" nesta semana revela que 70% dos paulistanos acreditam que a população negra tenha menos oportunidade de emprego. E cerca de 30% dos moradores da cidade de São Paulo também têm a percepção de que o racismo aumentou nos últimos anos.