Hospital particular recusa atendimento e grávida dá à luz em calçada
A unidade de saúde mantém um convênio com a prefeitura de Belém e deveria realizar 190 partos pelo SUS por mês, mas não atendeu aos pedidos de Tainara Rodrigues
SBT News
Uma mulher entrou em trabalho de parto na calçada de um hospital no centro de Belém (PA), após ter o atendimento negado pelo unidade de saúde.
Com forte contrações, Tainara Cristina Rodrigues, de 21 anos, se dirigiu, com a mãe, ao Ordem Terceira. Hospital privado, mas que também mantém um convênio com a Prefeitura da cidade para realizar 190 partos por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Acordo que não foi cumprido, na madrugada de domingo (17), ao recusar atendimento à Tainara, alegando não haver leitos ou obstetras disponíveis.
A jovem, então, se dirigiu à esquina do prédio com a intenção de ir até a Santa Casa, porém, acabou dando à luz na calçada, a cerca de 50 metros da entrada da maternidade. Sem atendimento médico e especializado, mãe e bebê ficaram expostos no asfalto. O parto, em local impróprio, foi filmado por testemunhas do ocorrido.
De acordo com a mãe de Tainara, a diarista Ana Lúcia, a filha só recebeu atendimento depois de ter dado o parto ao filho.
Em entrevista, o secretário Dr. Sérgio Amorim informou que a Secretaria Municipal de Saúde de Belém está apurando o ocorrido e que já foi averiguado que, no horário do parto, havia médicos na unidade de saúde.
A direção do Hospital Ordem Terceira informou que abrirá uma sindicância para investigar a situação. Mas, de acordo com a direção, a orientação é que nenhum paciente fique sem atendimento.
Mãe e bebê permanecem internados no local onde a criança realiza exames para averiguar possíveis sequelas do parto em local indevido. Os dois devem receber alta em breve.