Começa segunda etapa da campanha de vacinação contra sarampo
O novo público-alvo são jovens de entre 20 e 29 anos, que concentram a maior parte dos casos. O Ministério da Saúde espera imunizar nove milhões de pessoas
SBT News
A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (18), o novo público-alvo são jovens de entre 20 e 29 anos. O Ministério da Saúde espera imunizar nove milhões de pessoas dessa faixa etária, que concentra o maior número de casos.
A população da faixa etária entre 20 e 29 anos é considerada a mais difícil de ser alcançada em campanhas de vacinação e é justamente a que mais tem casos confirmados de sarampo no Brasil. Mais de 1.700 casos foram diagnosticados só nos últimos três meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos é que muitos desses jovens não tomaram a vacina ao longo da vida ou receberam apenas uma dose. Outra dificuldade seriam as noticias falsas sobre o assunto, que levam muita gente a deixar de se imunizar.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Helena Sato, diz que a vacina é extremamente segura: "A vacina é excelente, extremamente segura e a melhor forma de prevenirmos contra essa doença. Não vamos deixar que as notícias falsas invadam as nossas casas".
Apesar da importância da proteção, a procura nos postos nesta segunda-feira (18) foi pequena. Neste ano, mais de 10 mil pessoas contraíram a doença no Brasil, e São Paulo tem o maior número de casos. O estado registrou 13 das 14 mortes causadas por sarampo no país.
A imunização é uma questão de saúde pública, Gabriel Escócia, que teve sarampo há três meses, diz que não deseja isso para ninguém e que a vacina é essencial:
"É uma obrigação tomar a vacina, por conta de se proteger e principalmente uma questão social, porque quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor o risco de um surto da doença".