Publicidade
Jornalismo

Rio de Janeiro lança campanha nacional Outubro Rosa

Pesquisadores apontam que mais de 59 mil casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados até o fim do ano

Imagem da noticia Rio de Janeiro lança campanha nacional Outubro Rosa
Rio de Janeiro lança campanha nacional Outubro Rosa
• Atualizado em
Publicidade

O Rio de Janeiro lançou, nessa segunda-feira (7), a campanha nacional Outubro Rosa, que ressalta a importância da prevenção contra o câncer de mama, que atinge principalmente as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final do ano, 59.700 novos casos de câncer de mama sejam confirmados em todo o país.

O número representa 29% dos tumores diagnosticados em mulheres, e o médico epidemiologista Arn Migowski explicou que a doença é mais comum em centros urbanos, onde cerca de 20 mil casos surgem por ano: "Esse perfil da mulher atuante no mercado de trabalho, que adia gestação, tem menos filhos. Uma sociedade mais urbana. Não é um desses fatores que torna a mulher de alto risco. Mas todos esses fatores, em conjunto na população, vão aumentando a incidência do câncer de mama".

Clarissa Machado, psicóloga, vem enfrentando a luta contra o câncer de mama já fazem dois anos. A doença foi descoberta por meio do auto-exame, e depois confirmada por um profissional. Clarissa está seguindo com o tratamento, e não desanima, acumulando, a cada dia, uma nova vitória.

Liz Almeida, chefe de Divisão de pesquisa Populacional do INCA, ressaltou que os riscos aumentam conforme a idade avança: "É muito mais frequente a partir dos cinquenta anos, mas antes disso a gente precisa estar atento ao nosso corpo. Nosso corpo nos envia mensagens igual um whatsapp. E a gente precisa receber essas mensagens e responder".

O auto-exame é muito importante nos casos de câncer de mama, pois por meio dele é capaz de se ter um diagnostico precoce, explica o mastologista do INCA, Marcelo Bello:

"Pra você combater o aumento da taxa de mortalidade é fazer o diagnóstico precoce. Isso que é importante. É por isso que a campanha do outubro rosa é importante, porque ela sensibiliza as mulheres e a sociedade como um todo pra esse diagnóstico precoce".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade