Publicidade
Brasil

13 governadores não participam de ato em defesa da democracia, em Brasília

Cerimônia lembrou ataques golpistas do dia 08 de janeiro

Imagem da noticia 13 governadores não participam de ato em defesa da democracia, em Brasília
Publicidade

Treze dos 27 governadores não participaram do ato de defesa da democracia, realizado nesta segunda-feira (08.01), em Brasília. Representantes das autoridades também não foram enviados para a cerimônia. Motivos diversos foram alegados para o não comparecimento.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está internado para um check-up médico. Nas redes sociais, ele escreveu que "é com respeito à democracia que vamos fazer nosso país crescer".

Os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disseram ter outros compromissos marcados anteriormente.

Já Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, que chegou a ser afastado do cargo após as invasões de 8 de janeiro, está de férias e foi representado pela governadora em exercício, Celina Leão (Progressistas). Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, foi representado pelo vice, Ronaldo Lessa (PDT).

Quem também não participou da cerimônia foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar de ser aliado de Bolsonaro, ele mantém uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT). Tarcísio, por sua vez, está de férias na Europa.

O vice-dele, Felicio Ramuth (PSD), viajou para China em missão oficial do governo. Nesta segunda-feira, o comando do estado de São Paulo foi assumido pelo presidente da Assembleia Legislativa, que também não foi para Brasília.

LEIA TAMBÉM

Lula: “Não há perdão para quem atenta contra a democracia”

“Impunidade não representa paz, nem união”, diz Moraes em ato do 8/1

Pacheco anuncia retirada de grades que protegem o Congresso desde o 8/1

Assim como o governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa. Ainda não compareceram Gladson Cameli, do Acre; Mauro Mendes, de Mato Grosso; Antônio Denaurim, de Roraima; Marcos Rocha, de Rondônia; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; Wilson Lima, do Amazonas; Claudio Castro, do Rio de Janeiro. Romeu Zema (Partido Novo), de Minas Gerais, aliado de Bolsonaro, viajou a Brasília, mas desistiu de participar da cerimônia.

"Estava prevista minha ida a um evento institucional no congresso, mas soube que ele se transformou num evento politico e não irei mais", afirmou Zema.

Em discurso representando os 14 governadores, que marcaram presença ou foram representados pelos vices, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, destacou a importância de responsabilizar os envolvidos nos atos antidemocráticos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade