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Frota de aviões agrícolas no Brasil dobra em 10 anos

Mato Grosso concentra quase um quarto das aeronaves usadas no cultivo de grandes lavouras

Frota de aviões agrícolas no Brasil dobra em 10 anos
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Nos últimos 10 anos, o Brasil dobrou sua frota de aviões agrícolas, um recurso essencial para o manejo de grandes lavouras. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o país passou de 1.300 aeronaves registradas para cerca de 2.600.

O estado de Mato Grosso lidera com mais de 600 aviões, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo, com 420 e 320 aeronaves, respectivamente.

Antes de decolar, em Primavera do Leste (MT), o piloto realiza uma série de verificações, tanto na aeronave quanto no relatório operacional, que contém detalhes sobre o trabalho a ser realizado, como a quantidade de insumos a ser aplicada e as condições climáticas. Segundo o engenheiro agrônomo Sandro Randin, “o processo começa no relatório, que segue as diretrizes do receituário agronômico, sendo acompanhado por um técnico executor”.

A tecnologia tem um papel crucial nesse cenário. O painel da aeronave dispõe de um sistema semelhante a um GPS, que indica as áreas de aplicação de fertilizantes, sementes ou produtos contra pragas. Randin explica que o GPS assegura a precisão, evitando áreas sensíveis como nascentes e povoados, o que reduz riscos à saúde humana.

As vantagens da aviação agrícola são evidentes. Enquanto máquinas terrestres de pulverização cobrem entre 10 e 60 hectares por hora, uma aeronave consegue atingir até 350 hectares no mesmo período. O empresário e piloto Cristiano Rambo afirma que a aviação não só é mais rápida como evita o contato com as culturas, diminuindo a disseminação de vetores de doenças.

Para atuar na aviação agrícola, os pilotos precisam de uma certificação específica que exige ao menos 370 horas de voo comercial e treinamento em técnicas de voo a baixa altitude e tecnologias específicas. A expansão dessa frota reflete a crescente demanda por eficiência e sustentabilidade na agricultura de larga escala, como afirma a presidente do Sindag, Hoana Almeida: “Hoje, não há como pensar em agricultura em grande escala sem essa tecnologia, que oferece agilidade, precisão e sustentabilidade.”

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