Publicidade
Agro

Programa da Embrapa analisa ciclo de vida do sistema de produção de alimentos

Silvia Massruhá, presidente da estatal, destaca o trabalho da empresa para intensificar práticas sustentáveis

Imagem da noticia Programa da Embrapa analisa ciclo de vida do sistema de produção de alimentos
sbt agro
• Atualizado em
Publicidade

A presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, destacou o trabalho da estatal para intensificar as práticas sustentáveis junto aos produtores rurais do país. Ela esteve na Expointer 2023, em Esteio, no Rio Grande do Sul, nesta 6ª feira (1º.set), e conversou com a equipe do SBT Agro, que acompanha o evento.

+ Leia as reportagens do SBT Agro

"A Embrapa já trabalha com essas práticas sustentáveis há vários anos, mas nós temos intensificado nosso trabalho junto aos produtores rurais. A gente fala desde o plantio direto, integração lavoura-pecuária, integração lavoura-pecuária-floresta, a parte de bioinsumos, uma agricultura de base biológica, a gente já vem trabalhando com isso cada vez mais", disse Silvia.

Segundo a pesquisadora, que é servidora de carreira e a primeira mulher a presidir a estatal, para garantir que a sustentabilidade está sendo levada a sério pelo país, métricas apropriadas para a agricultura tropical precisam ser utilizadas.

"O Brasil é muito questionado sobre a questão da sustentabilidade, não só do ponto de vista econômico, mas também ambiental e social. Então para que a gente possa mostrar o quanto a nossa agropecuária é sustentável, nós temos que trazer métricas apropriadas para a agricultura tropical", afirma.

Entre essas métricas, ela destaca um modelo de análise de ciclo de vida para calcular a pegada de carbono, em que é medido todo o ciclo de vida do sistema de produção, desde o fornecedor de insumos até a gôndola do supermercado.

Esse programa, que tem base científica e validação internacional, já é feito com a soja. A ideia da Embrapa, agora, é avançar com outros alimentos, como o milho.

A chefe da Embrapa destaca ainda que há 50 anos o Brasil importava alimentos. Hoje, o país virou um grande produtor e exportador para o mundo todo. Para ela, isso acontece graças à ciência e tecnologia.

"Nesses 50 anos nós expandimos a nossa área plantada em 140% e aumentamos a nossa produção e a nossa produtividade em 580%. Quer dizer, isso graças à ciência e tecnologia, né? Então isso é o diferencial", afirma Silvia.

Confira a entrevista completa de Silvia Massruhá para o SBT Agro:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade