Ministério da Agricultura anuncia abertura do mercado de Israel para o frango
Em coletiva na Expointer, Carlos Favaro aponta a qualidade da produção como principal fator para a entrada em mais de 40 mercados
Raissa Lomonte
Desde que assumiu o cargo, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro tem priorizado as relações diplomáticas voltadas para aberturas de mercado. Na manhã desta quinta-feira (31), em visita a Expointer em Esteio-RS, ele anunciou a abertura histórica da venda de carne de frango para Israel. "A diferença é que nenhum país do mundo conseguia vender frango pra Israel e hoje Brasil abriu esse mercado. É mais uma conquista. O Brasil vai chegar a 43% do mercado de frango no mundo. Isso graças a competência dos nossos produtores e do conjunto de ações que faz com que o Brasil seja um dos quatro países do mundo que não tem gripe aviária", comemorou Fávaro.
Essa foi a 42ª abertura de mercado anunciada neste ano. Embora o número gere otimismo, a abertura de mercado, no entanto, não significa comércio e embarques imediatos dos produtos agropecuários. É preciso, ainda, um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos clientes, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação.
GRIPE AVIÁRIA
Segundo o Ministério da Agricultura (MAPA) o Brasil registra 86 casos de influenza aviária de alta patogenicidade, sendo dois casos em aves de criação doméstica e o restante, em aves silvestres. Portanto, as granjas comerciais seguem operando e exportando normalmente, sem registros.
Os protocolos brasileiros para entradas e saídas nas granjas comerciais são um dos mais rígidos do mundo e foram intensificados após países vizinhos ao Brasil registrarem casos da doença.