Sete em cada dez brasileiros têm posição favorável ao agro
Ricardo Nicodemos, da Associação Brasileira de Marketing Rural, ressalva que o agro precisa se comunicar melhor
Sandra Santos
Ricardo Nicodemos, em entrevista ao SBT Agro, fala da iniciativa da Marca Agro do Brasil, que tem como objetivo quebrar preconceitos e se aproximar dos jovens que é o segmento que apresenta maior rejeição ao setor. "O marketing e a comunicação são temas importantes e atuais para o agro, há muita informação para ser entregue à sociedade, e ainda há muito que ser desmistificado sobre o tema". Nicodemos aponta que é necessário "contar as boas histórias do agro da porteira para dentro. Dizemos que quando não contamos as nossas histórias alguém o fará da forma com que achar mais conveniente".
A Marca Agro do Brasil tem o propósito de ser a maior iniciativa para construção da marca do setor. Ela nasceu a partir de uma pesquisa chamada "Percepções sobre o agro. Para conhecer o que o brasileiro pensa". Nicodemos diz que esse estudo trouxe muitas informações e está sendo o drive para este projeto.
As três principais descobertas da pesquisa são:
- - 7 a cada 10 brasileiros têm uma posição positiva em relação ao agro
- o agro é o segundo setor mais admirado pelo brasileiro. Só perde para o setor da saúde. A explicação para isso é o recall pós pandemia ,quando o setor da saúde se destacou pelo excelente trabalho
- o grande sinal de alerta: dos 30% que se declaram desfavoráveis ao agro, 51% tem a idade entre 15 e 29 anos
"São os nossos jovens de hoje que se declaram ser desfavoráveis. Os mesmos que serão os líderes de amanhã" , aponta Nicodemos.
Entre os fatores que justificam essa posição desfavorável estão informações incorretas que são propagadas principalmente pelas redes sociais e a distância social. "Um exemplo seria a pessoa que não tem parente que trabalhe no agro e acha que o leite vem da caixinha de supermercado. Inclusive nossas pesquisas apontaram esse fato", lamenta.
Confira a entrevista completa