Mulheres protagonizam o pavilhão da agricultura familiar na Expointer
Maribel Moreira da Fetag RS destaca a importância das mulheres como empreendedoras
Sandra Santos
"Falar das mulheres no movimento sindical e na agricultura familiar é falar de protagonismo", diz Maribel Moreira , coordenadora estadual de mulheres da Fetag RS. A entidade surgiu em 1963 no estado representando agricultores e pecuaristas familiares - em uma época em que não havia nenhum tipo de representatividade para esses setores rurais.
A Fetag em sua história ressalta a importância das mulheres, organizando comissões estaduais e municipais de mulheres. "A mulher agricultora atualmente é uma empreendedora, produzem e comercializam e trocam seus alimentos em pequenos grupos organizados pela Fetag", conta Maribel.
"Houve um tempo em que as mulheres não se viam como produtoras de alimentos." diz Maribel. No pavilhão da agricultura familiar, organizado pela Fetag, a maioria dos estandes tem mulheres à frente.
"Há uma frase muito conhecida que diz: "sem as mulheres a luta está pela metade", e nós dizemos que "sem as mulheres no pavilhão da agricultura familiar, não há pavilhão", reforça.
Números do pavilhão da Agricultura Familiar:
372 empreendimentos, divididos em 338 estandes e 7 cozinhas, representando 174 municípios gaúchos.
148 empreendimentos são administrados por mulheres e 87 por jovens.
Destaque também para as 15 agroindústrias que oferecerão produtos orgânicos certificados e para as 4 cooperativas da agricultura familiar que virão de Minas Gerais.
Novidades em produtos:
Amanteigado de limão ciciliano;
Salame italiano enrolado no queijo;
Suco integral de uva e morango;
Doce de leite com café;
Doce de figo com vinagre;
Geleia de beterraba;
Geleia de morango com espumante.
SBT Agro faz cobertura especial da Expointer que acontece em Esteio, RS, de 26 de agosto a 3 de setembro.