Saiba quando SpaceX vai lançar megafoguete Starship
Últimos testes da aeronave espacial fracassaram após foguetes explodirem no ar
Cido Coelho
Após dois testes fracassados, a empresa aerospacial de Elon Musk, SpaceX anunciou o próximo lançamento de testes para um voo suborbital do megafoguete Starship.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O foguete tem 120 metros de altura e é considerado o maior veículo do tipo e seis motores. Para levantar esse veículo que consegue transportar até 165 toneladas para fora da Terra é utilizado o propulsor Super Heavy, que tem 33 motores.
Segundo a publicação da conta da empresa na rede social X (antigo Twitter), o veículo espacial deve decolar na base da Starbase, em Boca Chica, no Texas, na próxima quinta-feira (14).
Starship já explodiu duas vezes
O foguete já tem um histórico de dois testes que não foram bem-sucedidos.
Em 20 de abril de 2023 foi feita a primeira tentativa e, então, o maior foguete construído na história explodiu no céu quatro minutos após decolagem.
Sete meses depois, em 18 de novembro, a SpaceX fez uma nova tentativa. No entanto, oito minutos e trinta segundos depois, o Starship explodiu ao entrar em órbita.
+ SpaceX lança a nave Starship e propulsor explode; veja vídeo
Mesmo assim, este lançamento cravou seu registro na história da exploração espacial como um teste de sucesso.
+ Saiba de todas as notícias sobre SpaceX
Após a segunda explosão, o projeto sofreu 17 alterações, como melhorias no veículo Starship e no propulsor Super Heavy, focado nos sistemas de filtragem de propelente.
Com isso, reforçando as medidas de proteção contra incêndio, para garantir mais segurança em todas as etapas do voo e evitar falhas durante o lançamento.
Agora, com a nova aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), o Starship será testado novamente.
A Nasa assinou um acordo com a SpaceX para usar o Starship como modulo de pouso lunar da missão Artemis 3, que deve levar astronautas à Lua em 2026.
Mas, para que esse voo aconteça, a empresa espacial deve fazer um teste bem-sucedido com o megafoguete, fazendo um voo suborbital.
+ Foguete da SpaceX explode durante teste nos EUA
Como será o 3º teste da Starship?
Serão utilizados os protótipos Booster 10 e Ship 28 para o teste de quinta-feira. Nos planos, para simplificar a operação, o voo será suborbital, alcançando uma velocidade de 28.160 km/h.
Após 2 minutos e 50 segundos de decolagem, o foguete terá a separação dos dois estágios -- o B10 vai cair em um lugar pré-determinado no Golfo do México e os motores Ship 28 serão acionados para impulsionar a espaçonave para fazer sua trajetória suborbital sobre o planeta alcançando 235 km de altitude.
Uma hora e 30 minutos depois, a cápsula deve pousar com a ajuda de paraquedas em um mergulho suave no Oceano Pacífico, a 35 km da costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai.